Fabric Bookcover Tutorial - Tutorial para capa de livro em tecido




Passadas as férias, continua a ser tempo de andar com um livro atrás e aproveitar todos os minutos para avançar naquela história que nos transporta para outras paragens e que nos dá a conhecer personagens diferentes do nosso dia-a-dia.


Vestir um livro com uma capa de tecido pode ter dois propósitos: ou para proteger o livro das deambulações das férias e viagens, ou para proteger a capa do livro de olhares indiscretos porque ninguém tem nada a ver com o que se está a ler.


Confesso que sou daquelas pessoas que não resiste a espreitar o título do livro que o meu vizinho de viagem está a ler. Quando o livro está protegido por estas capas é precisa uma grande ginástica e muita discrição para encontrar o título do livro nas páginas que estão a ser lidas… Mas a verdade é que uma bonita capa dá muito estilo ao livro que está a ser lido e dá um ar misterioso a quem está a ler.

 

Perfeito, perfeito é ter uma capa ajustável aos livros de várias grossuras. Como é o caso desta capa que aqui explico como se faz.


As medidas que indico resultam numa capa que se ajusta perfeitamente a um livro de 23 cm de altura, uma medida que se ajusta a 90% dos livros. Quanto à espessura dos livros, a capa é ajustável a qualquer livro.



Tutorial para capa de livro em tecido

Materiais

Cortar:

7” x 10” ¼ (18 cm x 26 cm) de tecido para a zona da direita – a zona mais estreita, nas fotos é o tecido das riscas
15” ¼ x 10” ¼ (39 cm x 26 cm) de tecido para a zona da capa que contorna o livro – nas fotos é o tecido dos desenhos
19” ¼ x 10” ¼ (49 cm x 26 cm) de enchimento fino para tornar a capa fofinha
19” ¼ x 10” ¼ (49 cm x 26 cm) de forro para o interior da capa (pode ser um tecido liso ou a combinar com o exterior, mas irá ficar sempre escondido pelo livro)

Fitas necessárias:

- Uma ou duas fitas com 10” ½ (26 cm) cada uma, para prender a capa posterior do livro (estas fitas ficam escondidas dentro do livro)
- Uma fita estreita com 12” (30 cm) de comprimento para servir de marcador
- Opcional: uma fita decorativa para coser em cima da costura dos dois tecidos da capa (26 cm de comprimento)


1º passo
Coser os dois tecidos exteriores da capa um ao outro. Ter atenção à direção dos desenhos dos tecidos. O tecido mais estreito fica à direita e o tecido mais comprido à esquerda.
Passar a ferro a costura. Coser depois a fita decorativa por cima da costura dos dois tecidos.



2º passo
Com o ferro, fazer uma dobra de ¼” (0,5 cm) na orla do tecido da direita. Dobrar novamente mais ¼” (0,5 cm) e passar novamente com o ferro.


Fazer uma costura por cima desta dobra.

3º passo
Dobrar do lado do avesso o tecido da direita, numa dobra de 2,5” (aproximadamente 6,5 cm) e segurar com alfinetes.



Depois, colocar a fita que vai servir de marcador a uma distância de 5,5” (14 cm) da extremidade da dobra e prender com um alfinete, apenas na ponta de cima!

Por fim, colocar a fita ou fitas que vão prender a capa posterior do livro a uma distância de 9” (23 cm) da mesma extremidade da dobra e prender com alfinetes, em ambas as pontas de cada fita.

Opcionalmente, pode ser dado já um ponto a segurar as fitas nestes sítios.

4º passo
Agora, vamos “ensanduichar” (existe esta palavra?) as três camadas de tecido e forros:

- Colocar o forro de enchimento em cima da mesa;
- Por cima, o tecido exterior com as fitas bem seguras nos sítios corretos e com a face virada para cima;
- Por cima do tecido exterior, colocar o tecido do interior da capa (com a face virada para baixo, se for o caso de ter desenhos).


 O tecido da parte interior da capa vai ficar mais curto que os dois outros tecidos. Os tecidos devem ser alinhados pelo lado que não está dobrado, tal como mostra a fotografia.

5.º passo
Coser continuamente em volta das três camadas de tecido, ao longo de apenas três lados dos tecidos, isto é, deixando aberto o lado em que foi feita a dobra do tecido de fora.



Está feito!

Passar a ferro as costuras e cortar os dois cantos do extremo oposto do lado que não foi cosido.

Virar a capa do avesso, incluindo a dobra do tecido exterior. É nesta dobra que vai ser ajustada a capa frontal do livro.


Quanto à capa de trás do livro, vai ser ajustada na parte de trás da capa de tecido e vai prender-se com a fita que ficou cosida nas duas extremidades.


Boas leituras!

Comments